CRISTIANISMO TERAPÊUTICO - parte 1







ÍNDICE REMISSIVO
use o Contl +F, da mesma forma que antes
Aparência* com Jesus
... parecidos* com Jesus
Autônomos* Autônomo
... autonomia*
Bem Estra* Social
Céu*
Circunstâncias* Propícias
Compreensão* Inconsciente
Condições* Terapêuticas
Cremos* sobre Deus
Criação executiva*
Criação planejativa*
Despregamos* mais que pregamos
Deterioram* o ensino de Jesus
Dimensões* existenciais
... Espiritual*, Física*, 
... Psíquica*, Social*
Dupla* criação
Estado* de espírito
Eternidade*
Face Divina-Humana
Fé Salvadora*
Fundação do Mundo*
Galardões*
Glorificação*
Graça*

Humano*
Imagem* e Semelhança de Deus
Inferno*
Instinto*
Judaísmo*
Livre arbítrio*
Mente* de Cristo
Metafísica*
Novo nascimento*
Obediente*
Pecado*
Pecados Decorrentes*
Pecado Estrutural*
Pecado Original*
Plenitude* dos tempos
Regeneráveis*
Religião Bifacetária*
Religião Divina*
Resultados* eternos
Resultado existencial*
Revelação Progressiva*
Santificação*
Sete* dias criacionistas
Sobrenaturais*
Universo*
Vida abundante*
Vida abundante* arbitrável*
Vida abundante* completa*
Vida abundante* real*
Vida abundante* relativa*


PARTE I
informações teológicas sobre o tema



.   (1) INTRODUÇÃO*   .
RELIGIÃO É PRA SER TERAPIA DIVINA
Diante do espírito, da carência e da satisfação dos seres humanos, é óbvio que uma prática-crença só pode ser considerada religião, se ela une pessoas, se ela constrói pontes entre pessoas, se inspira o abraço e a tolerância entre as pessoas iguais ou diferentes, em todos os sentidos, isto, por si só, é terapêutico, é exatamente o espírito divino para com todos que Ele ama intensamente, incondicionalmente e individualmente; sem isto ou  apoiar-proteger o que não favoreça isto, o que possa ser considerado religião é apenas um instrumento de alienação, é o próprio espírito da maldade que leva a Bíblia afirmar que "o mundo jaz no maligno".

TUDO PARA O BEM DO HOMEM
Como o Sábado é para o homem, e não ao contrário (link), a concepção acima também responde por outras iniciativas como a ciência, a política, o Estado, as Organizações internacionais, as leis, e tudo mais; Deus usa, de um jeito ou outro, no máximo que pode, por respeitar nossas imposições defeituosas nelas, para seu grande propósito de fazer todo ser humano muito feliz (link). É claro que os mais próximos e obedientes, desfrutam melhor do que Ele faz-oferece alegremente a todos.

SALVAÇÃO ETERNA
(Mateus 28 19-20, ATOS 2:47)
evangelismo ou evangelização é a pregação das boas novas, pregação da vida abundante existencial e eterna desejada e planejada por Deus a todas as pessoas. Ela deve ser mais vivida e testemunhada pelos pregadores como resultado da ação da Graça, agindo como terapia estratégica e espontânea a bem do mundo, em nome do Senhor. 

A igreja primitiva crescia-atraia pessoas, sendo terapêutica, e assim por "cair na graça" da comunidade onde estava. A pregação insistente-apelativa tem (de uma forma geral) enchido as igrejas de pseudo-cristãos, chamados de joio-bode por Jesus; pessoas religiosas, que pensam e fazem o cristianismo falso que a história e os povos tem visto, sofrido e suportado.



(1.1) Considerações* Importantes 

CONCEITUAÇÕES TEOLÓGICAS
Para compreendermos o que é religião, qual o papel da religião neste propósito terapêutico, divino, e, nisto, compreendermos o que é o cristianismo neste projeto amoroso de Deus para com a humanidade, temos que considerar, inicialmente, alguns conceitos essenciais à Teologia. 

OUTROS PERCEBEM MELHOR QUE NÓS
Assim, também, não podemos deixar de entender que o que realmente cremos, nestes conceitos teológicos, em qualquer das religiões que possam existir, sempre difere muito do que gostaríamos de crer, sempre difere muito do que dizemos crer, mas é quase percebido pelos que convivem conosco, pois se manifesta, espontaneamente no conjunto de nosso cotidiano, e na quantidade de pessoas que se sentem bem em lembrar ou estar perto da gente.

O CULTO DOMINICAL E NA SEMANA
Desta forma, o verdadeiro culto que prestamos a Deus, não é exatamente o dominical, mas, diferentemente do que faziam os generais nazistas, o nosso culto é o que realmente somos fazemos fora do culto formal, na espontaneidade do nosso cotidiano, quando pessoas ao nosso redor, estão sempre sendo abençoadas por Deus através do convívio sadio que temos com elas. O culto no templo é só um fechamento sacro da adoração que iniciamos na segunda feira.
...
(1.1a) O que cremos sobre Deus*

TODA RELIGIÃO TEM MESMOS CONCEITOS
Os principais termos conceituantes, pela Teologia, em relação a Deus, e isto tem a ver com todas as religiões, até nas politeístas, onde há sempre um Deus, Pai ou origem para os demais, são termos muito riquíssimos, e muito maiores do que possamos compreender, embora sejam infinitamente menores do que pretendem explicar.

NÃO CREMOS NUM DEUS CONFIÁVEL
Quando afirmamos que Deus é ÚnicoEternoPerfeito Sábio, a Teologia nos leva a crer num Deus confiável por sua Completude, embora em nosso cotidiano, normalmente creiamos num deus pagão-indiferente, que só age se clamarmos por sua ação como barganha por jejuns ou outros sacrifícios encomendados.

NÃO CREMOS NUM DEUS ACESSÍVEL
Quando cremos que Deus é AmorSantidade e Justiça, a Teologia nos leva a descansar num Deus inalcançável, perfeitíssimo, muito superior a nós, cuja maior grandiosidade é buscar diminuir, o máximo possível, as consequências existenciais e eternas da nossa inferioridade, embora, em nossa vivência diária, creiamos num deus pagão-déspota que nos obriga a parecer com ele sob qualquer castigo ou condenação.

NÃO CREMOS NUM DEUS PROTETOR
Quando percebemos Deus como onipresenteonisciente onipotente, o ensino teológico nos faz entender um Deus Protetor que sabe o que é melhor para nós, e, para todos que nos rodeiam, no entanto, em nossa prática religiosa, demonstramos crer num deus pagão-vulnerável que deve nos obedecer no que queremos, pois nós é que sabemos o que é melhor para nossa vida e a vida dos outros. Temos muita dificuldade em orar como Jesus, para que o Senhor faça a Sua vontade aqui conosco, como Ele faz na eternidade.




 
(1.1b) O que cremos sobre o Universo*
DEUS CRIOU TUDO-TODO UNIVERSO
Quando a Bíblia diz que Ele criou, do nada, "os Céus e a Terra", a expressão denota tudo que seja material (físico) ou imaterial (metafísico* -link). Isto inclui as criações Primárias-Originais, feitas pessoalmente por Ele, e Secundárias, o que foi feito pelas criaturas Primárias. Isto não invalida o que a Ciência afirma num ou noutro momento, como por exemplo, o Big Bang (link), a explosão que tem criado e expandido o universo visível.

A POESIA DA CRIAÇÃO
O texto (link) que Moisés editou na linguagem teológica que ele conhecia e acreditava, afirma sete* dias criacionistas, o que depois a Bíblia interpreta como, cada dia, um tempo enorme e incontável (link), ou um tempo na eternidade (link). Assim no primeiro dia (14 bilhões de anos atrás) Deus criou o universo. No segundo dia (1 bilhão de anos atrás) criou o firmamento-atmosfera. No terceiro dia (500 milhões de anos atrás) surge a porção seca e os vegetais. No quarto dia (400 milhões de anos atrás) o sol e a lua tornam-se visíveis  pela atmosfera da terra. No quinto dia (375 milhões de anos atrás) cria os primeiros animais aquáticos, e os primeiros voadores em 225 milhões de anos atrás. No sexto dia (350 milhões de anos atrás) cria os animais terrestres, e o homem há 4 milhões de anos atrás.

Uma observação e que na poesia bíblica, os animais aéreos vieram antes dos terrestres e a ciência afirma que foi o contrário. Outra observação é que a Bíblia afirma que Deus criou o homem à Sua "imagem e semelhança", isto faz o homem ser racional, mais inteligente que os demais, por ser mais dominantes de seus instintos que os demais.

BÍBLIA NÃO É CIÊNCIA
Ela não é, nem pretende ser ciência, é só um livro religioso, por mais que na face humana de qualquer religião, busca-se mistificar seus livros, doutrinas e práticas. Porém, com versículos combinados ou mal interpretados dá-se margem a incautos, para uma informação pseudo-científica ou não. Nisto ela mesma diz que muitos usam-na para suas próprias ignorâncias (link). Por exemplo: Terra Plana, Extraterrestres, Vida em outros planetas, Universos, Física Quântica, e outras teorias e hipóteses possíveis ou não. O interessante é que a Bíblia em sua linguagem puramente humana-religiosa, altamente comprometida com as limitações de seus escritores (link), afirma quem criou o universo, e a ciência vai se explicando ao afirmar como tudo foi sendo criado; assim, uma complementa a outra.



(1.1c) O que cremos sobre o Ser Humano* 

AMOR ANTECIPADO
A criação amorosa do homem, por Deus, está concretizado em dois momentos fundamentais (dupla* criação): Um é antes (criação planejativa*) e outro é depois (criação executiva*) da "fundação do mundo*" (link). No primeiro momento, Deus quis criar a humanidade como seres especiais, autônomos*, não-robôs como seriam os animais, vegetais e outros tipos de existências (inclusive os anjos), e, com Sua onisciência, anteviu que, num determinado momento depois de criado autônomo, o homem desobedeceria, cometeria o pecado original, e isto iria contaminar tudo que seria criado (link); assim, o homem deveria ser criado fisicamente mortal. Então, neste primeiro momento da criação, Ele arquitetou o melhor projeto para alcançar e salvar o maior número possível de pessoas, chamado de Graça*, que é uma série de ações divinas capazes de ajudar o homem a integrar-se  numa vida abundante* presente e futura-eterna, que incluía promover condições* terapêuticas, intrínsecas-interiores e extrínsecas-exteriores-ambientais a cada pessoa. Também anteviu que com tal autonomia somente muito poucos teriam os benefícios futuro-eternos, embora todos pudessem desfrutar destas condições* terapêuticas por toda a existência terrena.

No segundo momento, depois de toda antevisão e todos os planejamentos para salvar o maior número possível de pessoas, seguindo este plano, acontece o momento da criação executiva*, quando Deus criou tudo que originalmente passou a existir materialmente ou não (metafísica*), de acordo a poesia e a ciência (que já conversamos antes), naqueles sete* dias criacionistas. De uma forma devocional, mas com muito cunho teológico e terapêutico, podemos até afirmar que o sétimo dia passou a acontecer com a vinda e a morte de Jesus na cruz, quando Deus descansou, com seu feito salvador, em relação a tudo que houvera criado.


IMAGEM* E SEMELHANÇA
Ainda no momento da criação planejativa*, desejando seres humanos autônomos, Deus planejou dotá-los com Sua "Imagem* e Semelhança", o que fez no momento da criação executiva*. Isto quer dizer algumas coisas importantes: 
(1) Somos autônomos*-racionais:
o sopro divino na criação, fez o homem um ser diferente dos demais; fê-lo autônomo*, racional, controle de seus instintos, capaz de conhecer o certo e o errado, o bem e o mal, e escolher um ou outro, e, ainda, ser respeitado por Deus em sua escolha. o Senhor pode persuadir o homem, mas não pode obrigá-lo. Isso produz vida abundante* arbitrável*, desde que o nosso processo germinativo obedeça as leis do nascimento humano.
(2) Somos sobrenaturais*
Deus é onisciente, onipotente e onipresente. Nós não podemos ser assim, mas podemos nos assemelhar a isto. Muitas vezes, inconscientemente, vivemos estas experiências de forma bem limitada. Poucas vezes, podemos conscientemente provocá-las, também limitadamente. Poucas delas já são estudadas pela Parapsicologia e ciências quânticas, mal compreendidas pelas religiões em seus misticismos, e mal utilizadas pelos exoterismos em geral. Isso pode produzir vida abundante* relativa*, desde que sejamos obedientes a leis sobrenaturais
(3) Somos Regeneráveis*
esta condição faz com que, embora tenhamos instintos irracionais, tendências desobedientes a nós e a tudo mais, e ainda sofrermos tudo isto como consequência disto nos outros, temos como superar estas circunstâncias pessoais e impessoais, agindo e reagindo de forma positiva ao bem nosso e alheio ou coletivo Isso pode produzir vida abundante* real*, desde que sejamos obedientes a leis regeneráveis.
(4) Podemos parecer* com Jesus: 
o homem foi criado não como Deus, mas bem semelhante a Ele, como era o Jesus-encarnado, e como Adão (link) antes do pecado; isto foi deteriorado com o pecado original* (link); mas uma das ações divinas na Graça* é a santificação*, processo regenerador na numa pessoa obediente* (com novo nascimento* =arrependimento de sua situação pecaminosa, ajudado pela Graça) levando-a a parecer, cada vez mais, com Jesus (link); tendo a "mente* de Cristo" (link), sendo guiado pelo Espirito (link) e intercedido por Ele (link). Isto produz vida abundante* completa* desde que obedeçamos à única lei salvífica, a do novo nascimento.
DIMENSÕES* EXISTENCIAIS
Para ser completo, nos propósitos de Deus, além do Imagem* e Semelhança, e como resultado disto, o homem foi criado com dimensões bem definidas, e algumas que podemos destacar são estas:
(1) A Alma*... o si mesmo, a própria pessoa, o ser que existe independente das demais dimensões que possua
(2) Dimensão Física*... é o corpo, a dimensão material, biológica, física, que a alma tem para existir neste mundo. É onde acontece todo o objeto do estudo e trato da Medicina.
(3) Dimensão Mental*... é o intelecto, a memória, é onde acontece todo o objeto estudado e trabalhado pela Psicologia
(4) Dimensão Espiritual*... é o espírito, o que chamam de "vácuo do tamanho de Deus" (link) é o que faz todo ser humano de religioso, de algum jeito, ou ateu sempre ativo, carente de provar a si e a todo mundo que Deus não existe. Esta é a dimensão do objeto estudado e trabalhado pelos xamãs (Pastores, Sacerdotes e Lideres Espirituais em geral).
(5)Dimensão Social*... é a necessidade individual das pessoas em relação aos outros, ao coletivo, ao bem estar social. Esta dimensão é objeto de estudos e ações das ciências sociais
OBSERVAÇÕES:
(1) a tricotomia aqui se mantém da seguinte forma: Corpo (dimensão física), Alma (é a própria pessoa), e Espírito (as dimensões mental, espiritual e social) que nos tempos bíblicos se misturavam numa coisa só, já que o social não tinha a concepção Junguiana de inconsciente coletivo)
(2) a luta interior, mencionada na Bíblia (link) está presente, quando sarx (carne, velho homem, inclinação à desobediência, desejos) tem a ver com o Id na estrutura psíquica mencionada por Freud; assim, esta luta acontece na dimensão espiritual, o que pode ser visto no termo "batalha espiritual" (link), mencionado também na Bíblia.


TRÊS RESULTADOS
Desde a criação planejativa*, antes da fundação do mundo, Deus sabia, com sua onisciência, que, a pesar da Graça* fazendo o máximo possível para salvar o maior número de pessoas, haveria um Resultado Existencial*, e dois Resultados* eternos: a Eternidade (link), o Céu* e o Inferno*. 

existencial* aconteceria antes da morte física das pessoas (link) quando, toda criatura viveria neste mundo, vivendo igualmente de todas as iniciativas divinas, para que desfrutassem da Vida Abundante*, mesmo aqueles que não chegassem a desfrutar do futuro-eterno no céu. Assim, é que tudo que Ele criou, tudo que passasse a existir, pela Sua vontade, deveria estar focado na felicidade e realização da coletividade, isso inclui a Religião, a Política, o Estado e tudo mais.

céu* não é lugar (com tempo-espaço), é um estado* de espírito de plena satisfação, e pode ser no presente, antes da morte física, e no futuro-eterno, após a morte, é a vida abundante* (link). Acontece que quanto mais parecidos* com Jesus, maior o nível de desfrute desta vida abundante*. Como no futuro-eterno estaremos no estado de glorificação*, no máximo do parecidos com Jesus, então o desfrute será no melhor nível, considerando a questão dos galardões*. 

inferno* também não é lugar (com tempo-espaço), é um estado* de espírito de plena insatisfação, e pode ser no presente, antes da morte física, e no futuro-eterno, após a morte. Quanto menos parecidos* com Jesus, pior o desfrute da vida abundante*. Como no futuro-eterno, no inferno, a pessoa estará no mínimo parecido* com Jesus, então o desfrute será no maior nível possível. Este estado* de espírito pode ser comparado a uma profunda depressão, mesmo estando num lugar ou situação feliz, o indivíduo estará em tormento.




(1.1d) O que cremos sobre 
o Pecado* e a Graça*
... ...

SOBRE O PECADO
Pecado é desobediência, não exatamente contra Deus, mas contra o bem de cada homem e da humanidade; e, como Deus ama todo homem, e todo o mundo (link), o pecado se torna contra este amor de Deus. São três as Variedades* de pecados (link): o Original*, o Estrutural* ou Estado de pecado, e os Decorrentes* e todos estes só foram ou são possíveis  porque todo homem foi criado à Imagem* e Semelhança do Criador.

PECADO ORIGINAL* é o primeiro, foi previsto por Deus antes da criação do mundo (na criação planejativa*), é chamado de "Queda de Adão", tornou-se coletivo porque contagiou toda descendência (link), toda humanidade e toda a criação (link). Assim, ele é original*, por ter sido o primeiro, por ter contagiado toda humanidade, por provocar diretamente o pecado estrutural* em cada pessoa, e indiretamente os pecados Decorrentes* de cada pessoa.

PECADO ESTRUTURAL* é o estado de pecado, resultado do contágio iniciado em Adão (link). Por isto todo ser humano nasce contaminado (linklink), nasce já condenado ao inferno (link). Esta situação inibe a "imagem* e semelhança" nos indivíduos, deixando-os menos parecidos* com Jesus. Esta situação equivale a comparar cada pessoa como uma fábrica de pecados decorrentes*, mesmo quando inativa, fechada, continua fábrica, continua motivo de tristeza e ofensa a Deus. 

Jesus disse que este é o único pecado que não tem perdão (link) pois ele é como rejeição pessoal ao perdão de Deus, é a decisão de continuar na condição pecaminosa contagiada por Adão a toda humanidade.

Os PECADOS DECORRENTES* são frutos (resultados) da carne (do pecado estrutural*), o que a Bíblia chama de "obras da carne". São desobediências contra o amor de Deus, pois são atitudes atos instintivos (irracionais), cruéis (por manipulados pela inteligência) prejudiciais ao coletivo, executado conscientemente ou não, contra si mesmo, contra o próximo (e isto inclui tudo vivo ou não) e contra o próprio DeusDo início de um pecado destes, até seu fim, há sete etapas: (1) a sugestão do instinto*, (2) a aceitação, (3) o planejamento, (4) a ação, (5) o prazer, (6) o remorso, (7) o preço existencial.

TODO PECADO é contra a própria humanidade, e isto ofende o amor de Deus. Todo pecado promove consequências a curto, médio e longo prazo para todas as pessoas e isto entristece a Deus que nos ama intensamente, e entende nossa ignorância contra nós mesmos. Assim é que tudo que Ele fez antes, durante e depois da fundação do mundo foi criar meios para que soframos o menor nível possível de consequências aos nossos pecados. Religião foi uma destas muitas criações dEle, neste sentido.


ENTENDENDO ROMANOS 3:9-18
esse texto pode ser entendido como um espelho que reflete a imagem mais profunda de qualquer pessoa, sem nenhuma acepção de pessoa. Trata-se de um texto poético, metafórico, mas repleto de verdades a respeito da situação em que o ser humano, amado por Deus, chegou diante de si mesmos, da criação, e do próprio Senhor Deus.


Como está escrito:
como faz parte do conteúdo bíblico e do objetivo bíblico, em seu espírito terapêutico; Deus confronta a alma, dizendo quem realmente somos, o que somos capazes de ser e fazer, e, tudo isto, contra nós mesmos, das formas mais indignas e cruéis, possíveis.

Não há um justo, nem um sequer.

todos, sem exceção, são pecadores; ninguém está fora desta situação (link) se não for ajudado pelo próprio Deus e Sua Graça.


Não há ninguém que entenda;
nenhum ser humano, nessa condição pecaminosa, consegue entender Deus, Seus propósitos específicos e Suas muitas e criativas maneiras de agir., a não ser com a ajuda do Senhor Deus.

Não há ninguém que busque a Deus.

o máximo que façamos, tentando aproximar ou agradar a Deus, o máximo que uma religião possa nos auxiliar nisto, ainda se estará muito longe no que possa ser considerado "buscar" a Deus; Buscá-Lo só acontece com a ajuda dEle.


Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
a nossa condição caída, pecaminosa, nos faz inúteis, incapazes, e, tudo que chegamos a fazer, que seja agradável ou útil ao Senhor, só acontece quando Ele próprio nos capacita e atua através de nós (link).

Não há quem faça o bem, não há nem um só.

com tudo isto, somos incapazes, por nós mesmos, de fazer o bem, qualquer que seja ele, sem a devida ajuda do Senhor.


A sua garganta é um sepulcro aberto;
nesta condição, pondo pra fora o que está cheio em nosso coração (link) sempre falamos, divulgamos, promovemos "imundices", o que promove angústias nos outros e em nos mesmos; para isto, não precisamos de ajuda de ninguém, muito menos de Deus.

Com as suas línguas tratam enganosamente;
somos mentirosos, enganadores, treiteiros, gente sem confiança, e, sendo assim, temos grande facilidade em afirmar que os outros é que são, e, não, nós; da mesma forma, para este comportamento doentio, não precisamos de nenhuma ajuda.

Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

somos venenosos, asquerosos, tóxicos, altamente cruéis e prejudiciais, até mesmo em relação a nós mesmos; temos prazer nesta atitude, e nem precisamos de ajuda alguma para isto.



Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz.

somos muito violentos, destrutivos, perigosos em todos os sentidos, não gostamos, nem praticamos o que venha promover paz, e assim, tudo e todos ao redor são nossos adversários, gente que precisa ser vencida, de alguma forma.


Não há temor de Deus diante de seus olhos.

exatamente isto, o Pecado Original* nos jogou nesta situação sem a nossa vontade; mas, o Pecado Estrutural* tem nos mantido nisto com a nossa permissão; e, com isto, Pecados Decorrentes* tem nos dado prazer em prejudicar nossa própria vida, a dos outros, e o amor de Deus para com todos nós, Sua criação.



SOBRE A GRAÇA

ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO... no momento da criação planejativa*, Deus quis criar o homem para ser autônomo*, e pré-soube que este chegaria à desobediência, e isto afetaria o próprio homem e sua coletividade, sua existência e eternidade, sua saúde em todas suas dimensões* existenciais, a natureza e todas as demais criações, e, por fim, todo o plano eterno do próprio Deus. 

Nisto, e visando a maior recuperação possível desta situação caótica, o Senhor planejou, em todos os detalhes, a Graça (link), uma grande quantidade de ações do próprio Deus para alcançar e regenerar cada homem, respeitando o livre arbítrio* de cada um.

OBJETIVO E LIMITE... a Graça, que são as múltiplas ações divinas centradas no seu amor pela humanidade, tem por objetivo promover Vida Abundante*, no maior nível possível que cada indivíduo, mesmo involuntariamente, permitir. Quem ama quer e paga o preço pela felicidade do seu amado. É assim com o amor de Deus para com todo homem.

Negação, Rejeição da vontade de Deus, é o único limite para a Graça cumprir sua função, e isto tem a ver com respeito que o Senhor tem pela escolha de cada homem, por causa do "Imagem* e Semelhança" que faz parte de cada pessoa. Qualquer sinal, por mais simples que seja, de alguém desejando se reconciliar de verdade, com Deus, é mais que suficiente para a Graça buscar cumprir seu objetivo divino.

ATUAÇÃO NA HUMANIDADE... o Senhor ama todo o mundo, sem nenhuma exceção. O seu desejo de promover felicidade, Vida Abundante*, não tem limites, é para todo mundo. Cada pessoa é composta também pela dimensão Espiritual* e, é nela que mais diretamente, Deus atua através da Graça. O homem pode até buscar afastar-se de Deus, mas este, com seu amor, e por seu amor, nunca se afasta do homem, a não ser quando este já está no inferno, e, por isto é inferno (link).

ATUAÇÃO EXISTENCIAL... a Graça de Deus está sobre toda pessoa. Estando neste mundo, por mais distante que alguém se coloque contra Deus, em desobediências e tudo mais, a Graça busca promover em cada um, vida abundante*. Faz isto de duas formas, uma é a forma existencial propriamente dita, usando nossa herança psíquica, criação familiar, decisões pessoais, convivência social, cultura, maturidades, religião, etc. fazendo, com tudo isto, o máximo que pode para o nosso bem.

A outra forma é a espiritual quando Ele opera arrependimento, conversão, santificação e consagração na vida dos que permitem, de verdade. Esta forma é mais completa, pois promove vida abundante* para esta existência e para a eternidade, o que vai se constituir em céu.

ATUAÇÃO TERAPÊUTICA... Tudo isto concorda com o projeto amoroso de Deus para com toda humanidade. Tudo foi criado para o bem, a felicidade, a vida abundante* de cada homem, de cada ser humano. Tudo isto, e não poderia ser diferente, levando em conta que o homem foi criado autônomo*, respeitado em suas vontades, pelo próprio Deus, pessoalmente.


QUANDO A GRAÇA OPERA EM NÓS
antes, durante e depois de uma pessoa permiti-la em sua vida
antes (em todo mundo): criar, perder, amar, querer-planejar salvar, ser Jesus Cristo
encarnar, mestrar, suportar, tolerar, ensinar, exemplificar, morrer, ressuscitar
perdoar, substituir, justificar, modelar, santificar
durante (em cada pessoa): amar, misericordiar, querer salvar, ser Espírito Santo
insistir, convencer (Lei), arrepender, conduzir, converter, naturezar
depois (em cada salvo): age poderoso como Três Pessoas Divinas 
o Pai: Protetor= contra pecado, carne-sarx, maligno
o Filho: Advogado= defensor, substituto, batizante, noivo, cabeça
o Espírito: Ajudador= guia, intercessor, santificador, preparando (Eliazar)




O NOSSO TESTEMUNHO CRISTÃO NO MUNDO
O que cremos sobre o Bem Estar* social

RELIGIÕES - FELICIDADE SOCIAL - RIQUEZA
   


RELIGIÕES - DESENVOLVIMENTO HUMANO - RIQUEZA
 


RELIGIÕES E AS RIQUEZAS DO MUNDO
    
   .

RELIGIÕES - SUÍCIDIO - RIQUEZAS
  

RELIGIÕES - ATEÍSMO - RIQUEZAS
  
A ÁFRICA NOS DIZ TUDO
reflexões que confrontam nosso péssimo cristianismo
e as consequências disto em relação a todas as demais áreas de nossa vida


1 pela Europa protestante, e seu colonialismo predatório que tirou o máximo que pode daquele continente
2 pela Inglaterra anglicana, e seu escravagismo doentio e ganancioso roubando riquezas, mentes e força daquela gente
3 pelos EUA batista-presbiteriana-metodista, e sua cultura vaidosa-preconceituosa contra negros e a cultura e autonomia do resto do mundo.
4 pelo capitalismo cristão que não se incomoda com a África sofrida, já que não tem petróleo e riquezas para o bem do seu mercado.
5 pela indiferença-apoio aos preconceitos culturais por todos os países, com descendentes africanos em vida, status, escola, profissão e salários inferiores
6 pela religiosidade controlada pela intolerância conivente alienada quando nos incomodamos com o que favoreça os interesse da ganância, e não o que agrada ao verdadeiro ensino cristão. 
7 pelo cristianismo inverso quando lembramos e bajulamos quem não quer ou precisa de Jesus, e esquecemos e espoliamos quem Jesus mais gostaria que cuidássemos e protegêssemos.



(1.2a) Aspectos* da Religião
O mundo precisa de terapias
está atolado nos pecados: Original*, Estrutural e os Decorrentes
por isto a Bíblia dia: "jaz no maligno" 

Deus ama toda humanidade, deseja "Vida Abundante"
nesta existência (com todos) e no futuro-eterno (com poucos)
mesmo com os mais rebeldes

Antes da fundação do mundo planejou a Graça
tudo que ele faria-usaria para a vida abundante
da humanidade como um todo
dos desobedientes
dos mais desobedientes
e dos menos desobedientes (arrependidos)

Entre as muitas ações divinas para promover vida abundante estão
toda criação (homem e universo)
o imagem e semelhança (humaniza)
inteligências e habilidades humanas
ciências humanas, sociais e outras
isso inclui a Religião (as Religiões)


(1.2b) Elementos da Relgião
Religião para existir precisa 2 elementos:
(1) de pessoas numa cultura crédula
(2) de pessoas desejosas de convivência religiosa




Religião para subsistir precisa 2 elementos:
          ela precisa ser bifacetária*, faces divina e humana
(3) com princípios universais ou face* divina, autruista
          de bem estar coletiva - Religião Divina*
          com mínimo de 60% de seus ensinos e práticas
          o que Jesus chama de o "espírito vivifica"
          Jeremias chamou de "escrita no coração" (link)
(4) de princípios culturais ou face* humana, egoísta
          de bem estar pessoal - Religião Humana*
          com máximo de 60% de seus ensinos e práticas
               passando disto torna-se uma seita fanática
          o que Jesus chama de "a letra-lei mata"
          Jeremias chamou de "escritas não em tábuas"  (link)

Os Princípios da Religião de Divina
          estão em todas as pessoas (até em ateus)
                    no "imagem* e semelhança
                    no inconsciente coletivo (link)
          visam vida abundante coletiva pelos indivíduos
          não são regras ou obrigações, são princípios


Religião para manter-se histórica precisa de 2 elementos
(1) de uma plenitude* dos tempos (circunstâncias* propícias)
          como aconteceu com o cristianismo (link)
          momento histórico, idioma certo, economia frágil
          paz social, divulgadores convictos e encorajados
(2) de obrigatoriedade legal e cultural 
          quando não cumpre papel divino-terapêutico
          quando favorece interesses alienatórios