Não podemos ignorar que muitas pessoas enfrentam problemas em relação aos distúrbios sexuais. E não são somente homens como muitos julgam, mas mulheres também apresentam diversas características desses transtornos.
De acordo com o Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), o que mais influencia na origem desses distúrbios é o psicológico, e que muitas vezes são independentes de problemas do organismo. Uma pesquisa aponta que: “A grande maioria dos diagnósticos de distúrbios sexuais é de natureza psicológica, social ou cultural. Somente 13% das pacientes têm problemas de natureza orgânica, como alterações hormonais ou distúrbios originados por alguma doença”.
As causas podem ser variadas, sendo fatores psicológicos, orgânicas ou mistas. Qualquer situação que deixe o indivíduo depressivo, ansioso, em pânico e infeliz podem interferir em suas atitudes. Há também a colaboração para o desenvolvimento dos problemas, quando o paciente apresenta o uso de medicamentos, tabagismo, alcoolismo, problemas afetivos, traumas sexuais, falta de experiência sexual, problemas financeiros, entre outros. Esses são alguns dos diversos fatores que atingem homens e mulheres durante o sexo.
Assim, separamos os distúrbios masculinos e femininos mais conhecidos para orientá-los à primeira análise. Mas, é somente através do diagnóstico preciso de um profissional qualificado, que podemos definir com clareza qual é o problema psicológico escondido por trás desses sinais do corpo.