O estresse pós traumático é a ansiedade que surge após ser exposto a alguma situação traumática, como um assalto, uma ameaça de morte ou perda de um ente querido, por exemplo.
Geralmente, a pessoa afetada revive persistentemente o ocorrido com recordações ou sonhos, e apresenta intensa ansiedade e sofrimento psicológico.
O que fazer: o tratamento é feito com psicoterapia, onde o psicólogo procura ajudar a perceber quais são os eventos que estão provocando os medos involuntários e como podem liberar as memórias traumáticas desses eventos.
Por exemplo, no caso de alguém que foi vítima de um assalto em um banco, a psicoterapia pode permitir que a percepção do evento seja alterada.
Assim, a pessoa começa a perceber que o medo irracional que sente de que sempre vai ser assaltada quando entrar num banco, não é real.
No entanto, em alguns casos, pode também ser necessário recorrer ao psiquiatra para que seja indicado o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos para aliviar os sintomas.