Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline)
É uma condição psíquica caracterizada por um padrão de emoções instáveis nos relacionamentos e comportamentos em geral.
Não se sabe quantas pessoas no Brasil possuem esse transtorno, mas no mundo a incidência estimada é de 6% da população.
O TPB pode interferir na capacidade de aproveitar a vida ou alcançar a realização nos relacionamentos, no trabalho ou estudo.
Também está associado a problemas específicos e significativos nas relações interpessoais, autoimagem, emoções, comportamentos e pensamento.
No entanto, nem todo paciente experimenta todos os sintomas.
Sintomas Podem ser divididos nos seguintes grupos:
Comportamento: tendência a se envolver em comportamentos de risco e impulsivos, como fazer compras mesmo tendo dívidas, beber quantidades excessivas de álcool ou abusar de drogas, praticar sexo de risco ou comer compulsivamente.
Além disso, os pacientes são mais propensos a se envolver em comportamentos de autolesão, como se cortar e tentar o suicídio;
Emoções: instabilidade emocional é uma característica fundamental, sendo que o paciente sente como se estivesse em uma montanha-russa emocional com mudanças rápidas de humor, que podem durar de minutos a dias e costumam ser intensas. Os sentimentos de raiva, ansiedade e um vazio avassalador também são comuns;Relacionamentos: tendem a ter relacionamentos intensos caracterizados por conflitos, discussões, separações frequentes e muito ciúmes;Autoimagem: têm dificuldades relacionadas à estabilidade de seu senso de identidade, relatam muitos altos e baixos sobre si mesmos.
Como tratar: psicoterapia é o tratamento padrão, incluindo terapia comportamental dialética (DBT) e tratamento baseado em mentalização (MBT).
Os psiquiatras podem recomendar medicamentos para ajudar a tratar certos sintomas, como depressão ou alterações de humor.