TRANSTORNO DE PERSONALIDADE




Você provavelmente já ouviu falar de algum Transtorno de Personalidade. Alguns são famosos, como TOC ou Transtorno Bipolar e, apesar de serem termos usados, muitas vezes, de maneira equivocada, são são transtornos reais.


O que são Transtornos de Personalidade


Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados.


Mas o que exatamente é um traço de personalidade? É simplesmente um aspecto duradouro do comportamento de uma pessoa. 


Por exemplo: sua tendência à sociabilidade ou ao isolamento, à desconfiança ou à confiança nos outros, e assim por diante.


Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.


Hoje, existem diversos TP identificados. Vamos falar sobre os principais tipos e suas características mais marcantes:









Transtornos de Personalidade têm cura?

Os Transtornos de Personalidade não têm uma cura conhecida. No entanto, com um diagnóstico correto e um tratamento adequado e eficaz, as características prejudiciais desses distúrbios podem ser controladas e amenizadas, garantindo uma boa qualidade de vida para as pessoas que têm os transtornos e os que fazem parte de sua vida.


Como diagnosticar?

Os profissionais que podem realizar adequadamente um diagnóstico de transtorno de personalidade são clínicos gerais, neurologistas, psiquiatras e psicólogos.

Eles podem identificar se você ou algum amigo e familiar tem traços característicos de um transtorno por meio de uma avaliação mental, análise de histórico médico e gravidade dos sintomas experienciados.


Como é o tratamento?
Uso de medicamentos

O uso de medicamentos não é sempre o mais indicado para tratar os sintomas dos diversos transtornos de personalidade. Somente um médico pode dizer se é ou não o método mais eficaz e, caso seja, qual remédio e a dosagem mais adequados, assim como quanto tempo deve durar esse tratamento.

No entanto, alguns alertas são extremamente importantes: sempre siga corretamente as orientações do seu médico e, em hipótese alguma, faça a automedicação.

Também não pare o uso do medicamento sem consultar seu médico antes.


Terapia

A terapia é a principal forma de tratamento de pessoas que têm transtornos de personalidade.

Mesmo que o foco desse processo seja sempre controlar os sintomas, cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente.

A terapia pode ser individual, grupal ou familiar. (Se nunca fez terapia, escrevemos um artigo para você perceber melhor como é uma sessão de terapia.)

Na orientação psicológica, o foco do profissional é ajudar essas pessoas a enxergar conflitos inconscientes que contribuem para causar os sintomas e traços característicos de seu transtorno, como a incapacidade de tomar decisões de vida importantes ou a incapacidade de iniciar e manter relacionamentos saudáveis e duradouros.

A terapia também ajuda essas a pessoas a se tornarem mais flexíveis e perceber como interpretam situações de sua vida, padrões de comportamento que prejudicam seu cotidiano, afetam o seu convívio e suas percepções de si mesmas e do mundo.

O tratamento terapêutico pode ser muito eficaz em ajudar a pessoa com transtorno de personalidade a desenvolver maneiras mais saudáveis de controlar suas emoções e lidar melhor com dificuldades, reduzindo o seu sofrimento em vez de aumentá-lo.

Aqui no Zenklub, temos diversos psicólogos especializados em diferentes tipos de terapia e abordagens, para te ajudar a compreender e controlar seus comportamentos e emoções que prejudicam sua rotina e relações pessoais.